domingo, 13 de junho de 2010

As aventuras de Recicoleta



Olá, Amigos!
Esta é a borboleta Recicoleta.
Ela tem uma missão: ajudar crianças e adultos a preservar nossas matas e rios. O que mais gosta de fazer é passear entre as flores e árvores, voando com suas amigas borboletas.


Esta é a Lise.
Ela é uma menina muito curiosa. Adora fazer perguntas e conhecer as coisas. Anda muito preocupada com o meio ambiente, principalmente com a poluição causada pelo lixo.





Este é Xuleco.
Vive no meio do lixo. Quanto mais lixo e sujeira, melhor para o Xuleco.





Lise acordou animada. Hoje, ela vai arrumar o quarto sozinha! Ela suspira... Não sabe por onde começar. Lembrou-se, então, do seu maior tesouro: o baú de brinquedos.

No baú, estão reunidos os brinquedos que Lise ganhou nos aniversários, Dia das Crianças e Natal. São bonecas e jogos de diversos tamanhos e cores. Com alguns, ela não brinca há muito tempo e estão esquecidos no fundo do baú.


Pronto! O baú de brinquedos já está organizado. Lise começa, então, a arrumar o armário. Assim como os brinquedos, algumas roupas devem ser separadas. São blusas, bermudas e vestidos que estão pequenos e Lise não veste mais.

Na estante, os cadernos antigos precisam dar lugar aos livros novos que seu pai acabou de comprar. Tudo que não tem mais utilidade, Lise vai colocando no canto do quarto.

No fim da arrumação, ela se deparou com uma montanha de coisas. Ao mesmo tempo em que se sente alividada, ela não sabe o que fazer com os brinquedos, roupas, cadernos, livros, colares e pulseiras que não usa mais.



Lise tem uma idéia:
- Vou colocar tudo no saco de lixo. Amanhã, bem cedo, o caminhão de lixo vai passar e levar tudo para bem longe!

Ela coloca, então, todas as coisas em um grande saco de lixo. Mas o cansaço toma conta de Lise, que se apoia na almofada e adormece.



De repente, Lise ouve um barulho. Um monstro está dentro do quarto e ela solta um grito de pavor:

- Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhhh!!!!

Que grande confusão! As coisas que estavam dentro do saco de lixo ganharam vida e estão correndo apavoradas pelo quarto!

O monstro ignora a presença de Lise. Ele pega o saco de lixo e sai do quarto, deixando um rastro de sujeira.

Lise fecha os olhos. Parece não acreditar no que está acontecendo, quando ouve uma voz suave:


- Esse monstro é o Xuleco. Ele mora no lixão!

Lise procura de onde vem essa voz. É a borboleta do móbile, que está voando em sua direção. Alguns objetos também se aproximam: uma caixa de sapato, uma lata de refrigerante e um frasco de plástico que continha o creme que mais gostava de usar.

- Meu nome é Recicoleta e vou explicar tudo! Mas antes, olhe pela janela. O Xuleco raptou o nosso amigo Vidrilho e está fugindo para o lixão





Você sabe o que é lixão? É um local inadequado onde o lixo é depositado sem qualquer cuidado com o meio ambiente, causando mau cheiro e contaminação do solo e das águas. Há muitos insetos e roedores que crescem por lá e podem transmitir doenças. É errado uma cidade ter um lixão.


Lise não está entendendo nada. Quem é Vidrilho? Por que Xuleco raptou Vidrilho?

Recicoleta explica tudo:
- Todos os materiais recicláveis, como vidro, papel, plástico e metal, devem ter uma destinação correta, ou seja, devem ser reutilizados ou reciclados. Para você, o Vidrilho é apenas um frasco de perfume, mas ele já foi embalagem de alimento e uma garrafa de vinho francês. Teve uma vez que recebeu vários enfeites e virou um lindo pote de balas. Isso só foi possível porque o Vidrilho foi reciclado e reutilizado. Mas, agora, tudo acabou. Ele foi raptado pelo Xuleco e levado para o lixão.

Lise percebe, então, que os objetos têm utilidade e não podem ser descartados como lixo.
Ela se aproxima de Recicoleta e faz a seguinte proposta:

- Não temos tempo a perder. Vamos salvar o Vidrilho!

Recicoleta sabe o caminho e voa na frente. A caixa de sapato, a lata de refrigerante e o frasco de creme pulam dentro da mochila de Lise, que pega seu skate, e todos partem para uma grande aventura.

Reutilizar é dar nova utilidade aos objetos que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e são jogados na lixeira. Por exemplo: um pote de plástico de sorvete pode ser reutilizado para guardar alimentos na geladeira.

Reciclar é dar "nova vida" aos materiais, que são usados como matéria-prima para fabricar novos produtos.


No caminho para o lixão, Recicoleta conta para Lise que o Xuleco quer acabar com o mundo dos recicláveis. E, para manter esse monstro distante, só há uma saída: a coleta seletiva.

Coleta seletiva... Na escola, Lise já aprendeu que as lixeiras para a separação do papel, do plástico, do metal e do vidro devem ter cores diferentes. Apesar do esforço, ela não consegue se lembrar das cores da coleta seletiva.


As lembranças de Lise são interrompidas por um cheiro horrível. Ela olha em volta e vê muita sujeira, urubus e insetos. Tudo indica que chegaram à entrada do lixão.








De repente, Recicoleta ouve uma gargalhada. Xuleco está correndo com Vidrilho nas mãos em direçao à maior montanha de lixo.




E você? Pratica a coleta seletiva em casa?

Então, fique de olho nestas dicas:
- amasse as latinhas de refrigerante para facilitar o seu armazenamento;
- peça a um adulto para embrulhar os cacos de vidro em um jornal para evitar acidentes durante o manuseio desses materiais.

Lise está indignada com a poluição do lugar:
- Todo o lixo de minha casa vem parar aqui?

Recicoleta responde que, como na cidade de Lise não há coleta seletiva e aterro sanitário, todo o lixo coletado vai para o lixão, inclusive os materiais recicláveis.

Recicoleta percebe que Lise ainda precisa aprender muitas coisas sobre o mundo dos recicláveis e, então,faz um convite:

- Depois de tirarmos o Vidrilho das garras do Xuleco, vou levá-la para conhecer o mundo dos recicláveis. Mas, temos que ser rápidos! Enquanto você despista o monstro, eu voo e agarro o Vidrilho. Mas você terá que despitá-lo daqui, pois é proibida a entrada de qualquer pessoa no lixão, por ser um lugar muito perigoso!

E assim foi feito. Vidrilho está salvo, pronto para a reciclagem!





Você sabe o que é aterro sanitário?
Uma das alternativas corretas para a disposição do lixo é o aterro sanitário, onde há várias medidas de engenharia que reduzem a contaminação do solo e das águas.

E na sua cidade, há lixão ou aterro sanitário?

Depois da alegria de rever os amigos, Vidrilho pula no ombro de Lise e faz o seguinte alerta:
- Xuleco ainda está vivo e somente desaparecerá com o fim de todos os lixões do planeta!

Lise coça a cabeça. Ela está triste, pois não sabe como ajudar. Recicoleta pega nas mãos de Lise e grita, animada:
- A resposta está no mundo dos recicláveis!

Mais uma vez, a caixa de sapato, a lata de refrigerante e o frasco de creme pulam dentro da mochila de Lise, e todos partem para o mundo dos recidáveis.

Como num piscar de olhos, todos estão em um grande corredor, com muitas portas. Na primeira, está escrito bem grande: VIDRO.

É Vidrilho quem abre a porta e começa a explicar tudo o que está acontecendo:
- Aqui, somos lavados em um tanque com água. Já limpos, somos triturados em pequenos cacos, todos do mesmo tamanho. Depois deste processo, estamos prontos para nos transformar em novos produtos.

Vidrilho, então se despede da turma e pula em uma esteira, gritando:
-Vou ser um grande pote de biscoito!


Você sabia?
O vidro é 100% reciclado. Outra vantagem do vidro é que pode ser reciclado infinitas vezes, sem perda de qualidade.

Quem abre a segunda porta, onde está escrito PAPEL, é a caixa de sapato, que se despede dos amigos com um grande sorriso.

Lise então, pergunta:
- Para onde está indo?

Recicoleta é quem responde:
- Ela será reciclada, para transformar-se novamente em uma caixa. E você sabe qual é a principal vantagem da reciclagem do papel e do papelão? É a preservação das árvores.

Lise está confusa e Recicoleta continua as explicações:
- O papel e o papelão são fabricados a partir da celulose, uma substância que está presente no tronco das árvores. Quando um papel é reciclado, transformando-se novamente em papel, menos árvores são derrubadas na natureza. Por isso, é muito importante evitarmos o desperdício e reaproveitarmos as folhas de papel. Podemos, por exemplo, escrever dos dois lados e fazer bloquinhos para rascunho.




Aprenda a fazer papel reciclado.

1° - Pique o papel e coloque-o de molho por, no mínimo, 24 horas.
2° - Coloque no liquidificador da seguinte forma: para cada medida de papel amolecido, junte 2 ou 3 medidas de água. Bata a mistura por cerca de 3 minutos até a completa dissolução (será formada uma pasta homogênea).
3° - Transfira a massa para uma bandeja. Acrescente 2 a 3 vezes a medida (a mesma do passo anterior) de água. Para 20 litros de massa, coloque 1 litro de cola CMC (como o CMC é em pó, é necessário prepará-lo: para cada 1 litro de água, misture 1 colher de sopa de CMC).
4° - Mergulhe, na bandeja, uma tela de náilon, fixada em uma moldura de madeira (peneira).
5° - Movimente a peneira para obter uma deposiçao uniforme da massa e levante-a na posição horizontal, deixando escorrer por uns 30 minutos.
6° - Desenforme a massa,virando-a sobre um pano.
7° - Prense a massa entre panos absorventes e passe com ferro de passar roupa.
8° - Retire a folha e pendure-a em um varal com pregadores para que ela seque ao ar livre.


Antes mesmo de abrir a porta vermelha, onde está escrito PLÁSTICO, Lise ouve muitas vozes. Parece uma grande festa!

O frasco de creme se aproxima de Lise e explica o motivo de tanta algazarra:
- A cada dia, cresce a quantidade de plásticos jogada no lixo. A sacola do supermercado, a embalagem de detergente, a garrafa de refrigerante...

Lise está atenta e vê como os plásticos são diferentes. Alguns são moles, outros mais resistentes. Alguns são transparentes, outros azuis, verdes. Parece que existem plásticos de todas as cores.

O frasco de creme explica que todos estão felizes, pois serão reciclados:
- Aqui, somos moídos e seguimos para as mais diferentes indústrias, como a de brinquedos.

Lise percebe que está na hora de se despedir do frasco de creme. Lise dá um forte abraço nele e se compromete que, agora, cuidará melhor de suas coisas.

Antes de partir para a ala dos brinquedos, o frasco grita:
- Evite jogar plásticos no meio da rua, pois podem entupir bueiros e causar enchentes em época de chuvas!



Ao passar por cada porta, Lise constata que o planeta Terra é uma incrível máquina de reciclagem.

Praticamente, todas as coisas que são jogadas no lixo podem ser recicladas se forem colocadas no lugar certo! E não podia ser diferente com o latinha de refrigerante, que está anciosa para abrir a porta amarela, onde está escrito METAL.

Diferente dos outros lugares, as esteiras e máquinas estão em altíssima velocidade. Várias latinhas gritam em coro:
- Não podemos perder tempo! Não podemos perder tempo!

Recicoleta explica o motivo de tanta correria:
- No Brasil, a latinha de alumínio é o material mais reciclado. O mais incrível é que, com a evolução deste processo, o tempo médio que uma lata de refrigerante é vendida, consumida, reciclada e colocada novamente à venda é de 33 dias. Um recorde!

Lise e Recicoleta nem conseguem se despedir da latinha de refrigerante, que já está longe, correndo contra o tempo para ser reciclada.




Lise, agora, já sabe como acabar com um lixão:

- Quando chegar em casa, vou reunir meus colegas da escola, vizinhos e amigos para o início da coleta seletiva!

Com um grande sorriso no rosto, Recicoleta diz:
- Mas a sua viagem ao mundo dos recicicláveis ainda não chegou ao fim. Falta a porta marom! São os restos de frutas, verduras e folhas de árvores, ou seja, os orgânicos, que também podem ser reaproveitados.

Lise com os olhos bem atentos, não perde um detalhe da explicação de Recicoleta, que abre a última porta, onde está escrito ORGÂNICO:
- Aqui, eles se transformam em adubo por meio de um processo chamado compostagem.





Fique atento!
Para que a coleta seletiva dê certo, é fundamental a parceria da população com os catadores de materiais recicláveis. Faça uma pesquisa na sua cidade e descubra onde está localizada a associação ou a cooperativa de catadores mais próxima de sua casa.






No meio das novas plantinhas que crescem com o adubo natural, Recicoleta conta sobre a importância dos 3 Rs:

- São três palavras mágicas que começam com a letra R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É muito importante reduzirmos a geração de lixo. Antes de pedirmos para a mamãe comprar qualquer coisa, temos que fazer a seguinte pergunta: É realmente necessário?

Então, Lise completa:
- Os outros dois Rs, eu já aprendi.

Quando Lise começa a explicar sobre Reutilizar e Reciclar, ouve uma voz bem ao fundo, que grita o seu nome:
- Lise, Lise! Acorde filha!

Lise acorda sonolenta.

- Parabéns pela faxina no quarto. Mas venha me ajudar a levar esse saco de lixo para fora. Amanhã bem cedo o caminhão de lixo passará.

Lise levanta da almofada bem rápido:
- Não mamãe... Antes, temos que separar os brinquedos, roupas e livros que podem ser doados! Precisamos também separar os materiais recicláveis.


Lise não para de falar:
- É urgente começarmos a coleta seletiva! Gostaria de ir ao Prefeito para pedir o fim do lixão, que um lugar horrível. Onde fica a associação de catadores de nossa cidade?

A mãe de Lise a abraça. Está muito feliz com a iniciativa da filha e pergunta:
- Onde você aprendeu tudo isso?

Lise não conta nada sobre a viagem ao mundo dos recicláveis. Prefere guardar o segredo de Recicoleta para sempre!

- Mamãe, o que importa é que, a partir de agora, vamos cuidar melhor do nosso PLANETA!

Lise vai até o armário, escolhe a roupa mais bonita, coloca o móbile de borboletas dentro da mochila e segue, com sua mãe, para a Prefeitura.

Lá, explica ao Prefeito sobre a importância da coleta seletiva, dos 3Rs e do fim do lixão. Para não deixá-lo esquecer das orientações, Lise tem uma grande idéia: pendurar o móbile bem em cima da mesa do Prefeito.


Recicoleta, agora, tem uma nova casa: a Prefeitura onde, com certeza, continuará com a missão de ajudar a preservar nossas matas e rios!







Fim...
(ou começo... depende de nós!)


Criança Ecológica
Wwf Brasil
Ambiente Brasil
Portal Meio Ambiente - MG
Greenpeace Brasil
Recicloteca
Cempre
Rota da Reciclaqem
Ecokids
Ciência hoje das crianças
Portal Canal Kids
Planeta sustentável - A gente faz agora





0 comentários:

Postar um comentário